Pular para o conteúdo principal

Vacina oral contra poliomielite não será mais aplicada no Brasil

                                    Aplicação injetável vai garantir mais eficácia, diz ministério.

                                 Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil



Agência Brasil – A partir desta segunda-feira (4), o Ministério da Saúde irá substituir as duas doses de reforço da vacina oral poliomielite bivalente (VOPb), popularmente conhecida como gotinha, por uma dose da vacina inativada (VIP), que é injetável. O objetivo é alinhar o esquema vacinal às práticas já adotadas por países como os Estados Unidos e nações europeias.


Segundo o Ministério, a mudança vai garantir maior eficácia do esquema vacinal, que será exclusivo com a vacina injetável.



O novo esquema inclui três doses da vacina injetável administradas aos 2, 4 e 6 meses de idade, além de uma dose de reforço aos 15 meses. O Ministério da Saúde já enviou orientações aos estados para que preparem os municípios para a implementação das novas diretrizes.


As doses da vacina oral poliomielite bivalente que estejam lacradas em estoque nos municípios serão recolhidas pelo Ministério da Saúde até o dia 31 de novembro. A partir de hoje, apenas as doses da vacina injetável deverão estar disponíveis nas salas de vacinação.


Zé Gotinha


Apesar da substituição da vacina oral, o Ministério da Saúde garante que o personagem Zé Gotinha, criado nos anos 1980 para incentivar a adesão das famílias, continuará sendo um símbolo da imunização no país.



“O Zé Gotinha é um símbolo universal na missão de salvar vidas e um aliado importante na educação e no combate às notícias falsas. Ele seguirá firme nas ações de conscientização”, explica o diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI), Eder Gatti.


fonte  Acorda Cidade

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fora do calendário da CBF, Copa do Nordeste vira incógnita em 2025

  Maior torneio regional do Brasil, a Copa do Nordeste não aparece no calendário de futebol em 2025. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) não tem mais a obrigação de promover a competição, já que a determinação judicial para que a entidade promovesse obrigatoriamente o torneio regional por dez anos terminou neste ano e sua realização ainda incerta na temporada 2025. Há apenas três datas livres para o Nordestão do próximo ano: 22 de janeiro, 5 e 12 de fevereiro. De acordo com o colunista Expedito Madruga, do “Nordestino de Coração”, do ge.globo, a entidade priorizou os campeonatos estaduais, que terão 13 datas. Apesar de não aparecer no calendário oficial da CBF, o colunista garante que não existe a possibilidade de acabar com a Copa do Nordeste. Caso a competição aconteça na temporada que vem, ela terá que se adaptar para acontecer, tendo como uma das alternativas, utilizar as datas da Copa do Brasil e Data Fifa. Como seria? Com o calendário divulgado esta semana, a Copa do B...

Queda de elevador deixa dois mortos em prédio de luxo no Horto Florestal

Dois homens morreram na manhã desta quinta-feira (14) após um elevador despencar do 6º andar de um prédio de luxo localizado no Horto Florestal, em Salvador. Ariston de Jesus Santos, 61, e Manoel Francisco da Silva, 54, eram funcionários de uma empresa de mudança. O acidente ocorreu por volta das 10h. Ainda não há detalhes sobre o que pode ter ocasionado a queda. Até por volta das 12h, o corpo de uma dos trabalhadores ainda permanecia no fosso do elevador, no bloco B do condomínio Splendor Reserva do Horto. O edifício fica na rua Waldemar Falcão. À TV Bahia, moradores relataram terem ouvindo um forte estrondo no interior do prédio. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o elevador caiu do sexto andar —uma altura de aproximadamente 25 metros— e ficou totalmente danificado (veja vídeo mais abaixo). Uma das hipóteses a serem apuradas é de um possível sobrepeso, já que estavam sendo transportados móveis, dentre outros objetos. Outros três funcionários participavam da mudança. Equipes do Samu ...

Com pênalti perdido por Vini Jr, Seleção Brasileira empata com Venezuela pelas Eliminatórias

                                  Foto: Rafael Ribeiro / CBF Com muitas chances perdidas e pênalti desperdiçado, a Seleção Brasileira empatou com a Venezuela, pelo placar de 1 a 1, nesta quinta-feira (14). O duelo foi válido pela 11ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo 2026, no Estádio Monumental Maturín.    Mesmo com gol de falta do Raphinha para abrir o placar da partida, a equipe venezuelana, aos quarenta segundos do segundo tempo, conseguiu buscar o resultado e empatar com os brasileiros dentro de casa.  Por conta do placar, o Brasil alcançou a 3ª posição, com 17 pontos. O próximo jogo da Seleção Canarinha será na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, no dia 19 de novembro, próxima terça-feira. O encontro é contra o Uruguai, pela 12ª rodada das Eliminatórias, às 21h45.  Já a Venezuela, que antes da briga contra o Brasil estava na 8ª colocação, chegou aos 7º e entrou na vaga...